Dia 9 – O SUPREMO PASTOR E OS CORDEIRINHOS

0
599

“Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.” (Isaías 40.11)

No período em que a Bíblia foi escrita, havia muitos pastores de ovelhas em Israel. No texto que lemos, essa função é usada para ilustrar o cuidado e a proteção que o Messias prestava ao seu povo. Um pastor de ovelhas precisava guiá-las ao pasto e, quando já alimentadas, trazê-las de volta ao aprisco, um lugar seguro. Ele vigiava o rebanho durante a noite, para que o lobo, seu predador natural, não atacasse as ovelhas. Quando alguma delas ficava doente, ele a colocava bem ao seu lado para cuidar dessa ovelha. Com sua voz, o pastor comandava e guiava as ovelhas, e elas reconheciam sua voz.

Os cordeirinhos, filhotes das ovelhas, eram ainda mais frágeis e completamente dependentes do pastor. Se não fossem guiados, desviavam-se do caminho. Sem proteção, tornavam-se presas fáceis. Precisavam do pastor para comerem, beberem e descansarem.

Você entende por que essa ilustração é tão apropriada para representar nossa condição diante de Deus? Assim como ovelhas, somos frágeis, fracos e precisamos de ajuda. Ficamos perdidos sem orientação e podemos nos ferir sem a devida proteção. Somos como cordeirinhos.

O supremo pastor foi enviado por Deus! Ele apascenta o seu rebanho, que somos nós, seguidores de Jesus. Jesus é o nosso Supremo Pastor!

REFLITA E ORE – Você já entregou sua vida aos cuidados de Jesus? Ele pode e vai cuidar dela! Queremos convidar você a orar e depositar sua fé e confiança em Jesus, o Supremo Pastor.

CRIANÇAS EM ORAÇÃO – O pastor de ovelhas é aquele que cuida delas, as alimenta e as protege dos predadores. Você já pensou num rebanho de ovelhas sem pastor? Por quanto tempo elas sobreviveriam? Com certeza, bem pouco tempo, pois os predadores logo as atacariam e não haveria ninguém para defendê-las. Agora, imagine que essas ovelhas sejamos nós. Ufa! Ainda bem que temos um pastor, ou melhor, O Pastor. E quem é ele? O próprio Cristo! Jesus é o nosso pastor, que cuida de nós com amor e carinho, e Ele faz isso de muitas formas, inclusive por meio de pessoas como nossos avôs e pais. Sabe aquela tia da igreja que é muito, muito legal? Sim, é essa mesma que você pensou. Ela também é usada por Jesus para cuidar de você. Ore pedindo a Jesus que o ajude a confiar sempre no amor dele.