Dia 8 – PREPARANDO O CAMINHO

0
508

“Uma voz clama: ‘No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus’. […] A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. Pois é o Senhor quem fala.” (Isaías 40.3,5)

“Preparem o caminho!” Toda grande obra precisa de preparo, antes de começar. Imaginem a abertura de uma estrada, que pode demandar a
derrubada de árvores e o aplainamento do terreno, por exemplo, antes de receber o pavimento. Ou, imaginem a construção de um prédio, que pode demandar o nivelamento e até o aterramento do solo para o início da obra.

“Preparem o caminho” foi a ordem de Deus. Seria comum, não fosse o fato de que Isaías trouxe essa mensagem setecentos anos antes de a profecia se cumprir! Essa “voz que clama do deserto” era João Batista, primo de Jesus, nascido apenas alguns meses antes dele. João foi o precursor de Jesus, enviado pelo próprio Deus.

João não fez qualquer obra de construção. O caminho a ser preparado era no coração das pessoas. Afinal, Israel estava cheia de gente religiosa, porém distante do Deus verdadeiro. Havia, também, os que clamavam a Deus por salvação, embora muitos imaginavam que ela viria por meio de um Messias político, que os libertaria do domínio do Império Romano. A missão de João era fazer as pessoas refletirem sobre seus pecados e agirem em direção à mudança.

Como está sua vida com Deus? Como está o seu relacionamento com Jesus? Ele quer viver em seu coração, não somente no Natal, mas todos os dias.

Deixe Deus preparar o caminho de seu coração!

REFLITA E ORE – A preparação pode exigir mudanças de atitude e de postura. Quais os erros e pecados que Deus já lhe mostrou e você ainda precisa abandonar? Em um minutinho de reflexão, ore pedindo a ajuda de Deus para avaliar sua vida com os olhos dele.

CRIANÇAS EM ORAÇÃO – Há muito tempo, o profeta Isaías tinha dito que uma pessoa que andava pelo deserto seria chamada para anunciar a vinda de Jesus. Quem foi ele? Se você respondeu “João Batista”, acertou. Ele foi escolhido por Deus para falar as pessoas que elas precisavam se arrepender dos pecados e pedir perdão a Deus. Ore, pedindo ao Senhor que ajude você a lembrar todas as coisas erradas que fez. Peça perdão a Ele, e procure não as fazer de novo.