Nossa Igreja

NOSSA HISTÓRIA

“Houve um homem enviado por Deus” (João 1.6)

A Igreja Batista Memorial da Tijuca nasceu pela única e exclusiva vontade de Deus.
Somos uma igreja feita de pessoas comuns, de várias classes sociais, faixas etárias diferentes, mas transformadas por um poder incomum, extraordinário, o poder do Espírito Santo, que nos faz novas criaturas, para vivermos para Deus.

Um sonho foi a forma que o Senhor utilizou para revelar a sua vontade ao Pastor Jerry Key, em fevereiro de 1967. Pode parecer fantasia, mas não foi: o então professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil recebeu por duas noites a ordem expressa para plantar uma igreja no bairro da Muda; e não vacilou em tocar o projeto.

No dia 6 de janeiro de 1968, o Pr. Jerry Key – nascido em 1932, em Oklahoma (EUA) e que quando menino fora consagrado ao serviço de Deus pelos seus pais – conseguiu reunir cerca de 120 pessoas para o culto inicial da igreja que o Senhor lhe ordenara organizar. O refeitório do então Colégio Batista Brasileiro serviu de palco para a sessão de organização da Igreja Batista Memorial da Tijuca.

No dia 3 de agosto de 1968, ainda que houvesse pela frente muitos desafios, o projeto inicial estava concretizado. Consta, segundo a ata de inauguração, que 50 pessoas figuravam como membros naquele momento.

Cerca de 16 meses depois, a igreja havia crescido demais para continuar ali no colégio. A igreja recebeu então um convite da direção do IBER – Instituto Batista de Educação Religiosa, hoje CIEM – Centro Integrado de Educação e Missões, para que ocupasse as dependências daquela casa, onde ficou por quase dois anos.

Com Deus dando crescimento à sua igreja, em 1971 foi preciso mudar. Os irmãos conseguiram adquirir um imóvel com duas casas no número 789 da Rua Conde de Bonfim. A igreja mudou-se para o seu novo templo, antes do fim do primeiro semestre de 1971.
Entre 1975 e 1976, foi construído um salão de cultos para mais de 300 pessoas.
Em 1978, o Pr. Jerry Key deixou de servir à IBMT e saiu para ajudar a fundar outra igreja – a Igreja Batista da Barra da Tijuca.

Em 1983, a igreja mobilizou-se para comprar o prédio do número 791 (ao lado), o que permitiria construir na área dos dois terrenos um novo e mais amplo templo. Esse foi o convite de participação ao povo para a campanha de compra do 791.

Entre 1992 e 1999, uma comissão trabalhou para transformar este novo sonho em realidade: projetar um templo ocupando a área dos dois terrenos, agora remembrados sob o antigo número 789.

A demolição da casa do 791 foi realizada em julho de 1999 e iniciada a construção do projetado, com a Igreja funcionando ainda nas dependências do 789, o que ocorreu até março de 2000.

Em abril de 2000 a Igreja passou a se reunir, mais uma vez nas dependências do então Colégio Batista Brasileiro, tendo então sido realizada a demolição das instalações do 789.
A cada dia Deus confirmava o propósito dEle na vida da nossa igreja.

Durante sua história foram organizadas três igrejas: Primeira Igreja da Barra da Tijuca, Igreja Batista da Alvorada, Igreja Batista Zona Norte e participamos de um pool de igrejas que organizaram a Primeira Igreja Batista do Cosme Velho.

Pela fé, temos visto Deus tocar aquele seu sonho de 1967, usando diferentes homens e mulheres, e usar essa igreja para resgatar e trazer de volta para o Seu Reino aqueles que se haviam perdido.

Mas Deus usa homens, ou por outra, Deus convida os homens a participarem de seu trabalho; assim, Deus trouxe (e tem trazido) para a Igreja, profissionais com as mais diferentes qualificações, de modo que tenhamos “em casa” todos os recursos necessários.
Como é bom aceitar o convite e participar do que Deus faz.

E ELES PASSARAM POR AQUI…

Nossos pastores. E deixaram marcas pela vida, trabalho e tempo disponibilizados para o Senhor, guiando o povo dEle:

PR. JERRY STANLEY KEY
PR. ALVIN HALTON
PR. JOSÉ CALIXTO PATRÍCIO
PR. FRANCISCO RODRIGUES DOS SANTOS
PR. PAULO ROBERTO DA SILVA SEABRA
PR. OLIVEIRA ARAÚJO
PR. JOHN MONROE LANDERS
PR. EBENÉZER CARLOS DOS SANTOS
PR. WILSON PINTO FRANÇA
PR. MANOEL XAVIER DOS SANTOS FILHO
PR. VICENTE BASTOS SANTARÉM (interino)
PR. VALDEMAR FIGUEREDO FILHO
PR. LUIZ ROBERTO DOS SANTOS (ATUAL)