Dia 7 – A LUZ QUE DISSIPA AS TREVAS

0
72

“Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Rebulo, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galileia das nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.” (Isaías 9.1,2)

Ainda me lembro de quando minha tia morava numa fazenda no interior de Minas Gerais, e finalmente recebeu energia elétrica. “A luz chegou!”, ela dizia. O texto em destaque não fala da chegada da luz elétrica, é claro. Fala de uma luz mais intensa e mais brilhante!

O local onde o fato aconteceria: “terra de Zebulom e Naftali, […] Galileia das nações” não era uma região importante de Israel, nem ficava perto da capital Jerusalém. Aliás, os líderes dos Judeus desprezavam essa região. Eles diziam: “da Galileia nenhum profeta surgiu […]” (João 7.52). Mas Deus tinha um plano extraordinário! Lembra? Pessoas improváveis e lugares improváveis… Esse lugar
era importante para Ele! Ali, a sua luz chegaria para iluminar toda terra.

O texto menciona essa região como “Galileia das nações”. Outras versões da Bíblia trazem a expressão “Galileia dos gentios”. A luz que viria, a luz da própria presença de Deus por meio de Jesus brilharia muito e levaria o conhecimento de Deus a todos os lugares, a partir da Galileia.

O plano de Deus sempre incluiu todos os povos e nações. O Messias não seria apenas para Israel. Ao contrário do que alguns líderes judeus daquela época pensavam, Deus queria que todas as nações conhecessem Jesus: “Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2.11). Jesus é o Salvador do mundo inteiro!

REFLITA E ORE – O plano de Deus é que pessoas de todos os lugares do mundo conheçam Cristo. O que você tem feito para levar a “luz de Jesus” às pessoas que andam na escuridão? Hoje, ore para que Deus use você para levar a mensagem da luz de Cristo a quem precisa de esperança. Jesus é a única esperança.

CRIANÇAS EM ORAÇÃO – Você já ficou num lugar escuro? É muito ruim, não é? A Bíblia diz que não conhecer Jesus é como viver na escuridão. Foi por isso que, no texto de hoje lemos que “o povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz”. Jesus é a luz que ilumina a vida de todo aquele que nele crê. Não precisamos mais andar no escuro! Ore, pedindo a Deus para que você leve a luz de Jesus para todos os seus amiguinhos e familiares que ainda não o conhecem.