Dia 18 – FUGINDO DO INIMIGO

0
257

“Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.” (Oséias 11.1)

Anteriormente, vimos que Herodes ordenou que todos os meninos de dois anos para baixo fossem mortos, na região de Belém. Com isso, esperava matar o menino Jesus. Essa sórdida decisão revelou o coração perverso e distante de um
rei que certamente não se importava com seu povo. Deus, por sua vez, muito preocupado com todo o povo, enviou o Rei de direito. “Do Egito chamei meu filho” é o que revela o plano de Deus desde o início: José e Maria fugiriam para o Egito! E os presentes caros recebidos dos magos proveriam os recursos para a jornada. Deus sabia de tudo e tinha tudo no mais absoluto controle.

Jesus ficou no Egito com os pais até a morte de Herodes (Mateus 2. 15). Ao retornar, foi morar em Nazaré, cidade da Galileia, tudo isso para que se cumprisse outra profecia (Mateus 2.23). O cuidado de Deus em cumprir sua Palavra não era um mero capricho, mas a demonstração de seu poder e soberania no traçar de seu plano mestre.

Que lição podemos tirar de tudo isso?Primeiramente, vemos o amor e cuidado de Deus demonstrados no fato de que Ele enviou Jesus como aquele que morreria por seu povo (em contraste extremo com o ato horrível e genocida de Herodes, rei egoísta e interesseiro): “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito” (João 3.16a).

Em segundo lugar, vemos o controle absoluto de Deus na execução de seu plano de redentor. Nada atrapalharia o caminho de Jesus até que sua hora chegasse. O mundo conheceria a extensão do amor de Deus: O rei Jesus morreria em nosso lugar, “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16b).

REFLITA E ORE – Você já parou para agradecer por tudo o que Deus fez para enviar Jesus até nós? Ele tem controle absoluto de tudo. Está na hora de você agir de acordo com essa verdade. Ore a Deus agradecendo pelo dom de Jesus e peça que você confie e dependa dele, cada vez mais.

CRIANÇAS EM ORAÇÃO – Jesus é um presente de Deus para nós, sua maior prova de amor. Você acredita nisso? Você acredita nesse grande amor de Deus por você? Então, está na hora de agir. Hoje, fale a seus amiguinhos desse grande presente que Ele é para você e para eles também. Ore pela vida deles, para que também recebam Jesus no coração.