Dia 17 – UMA NOVA ALIANÇA!

0
405

“E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.” (Jeremias 31.34)

Uma aliança é uma relação entre partes que têm compromissos e privilégios. Desde o início, Deus resolveu que seu contato com a humanidade seria assim e, por isso, estabeleceu alianças. Ele sempre fez promessas maravilhosas que demonstram seu amor, marcas desse relacionamento. Como resposta, o ser humano deveria amar a Deus e obedecer a Ele.

No Israel antigo, parte dessa aliança previa que os sacrifícios e holocaustos oferecidos pelo povo simbolizariam o perdão de pecados e a retirada da culpa.

Desde o princípio, infelizmente, Israel não foi fiel a Deus (Isaías 5.1-7). Porém, a solução já estava em andamento: uma aliança permanente, baseada em um sacrifício perfeito. O Messias traria um novo tempo e uma nova aliança. Não haveria mais regras e práticas que pudessem levar o povo a uma religião legalista. Deus colocaria sua lei no coração de cada pessoa: “Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração” (Jeremias 31.33b).

Jesus trouxe um novo caminho, uma nova aliança, com promessas permanentes e eternas. Essa era a sua missão. Esse era o seu propósito. A aliança seria baseada em seu sacrifício, ao doar a vida por nós. O perdão dos pecados seria permitido, de uma vez por todas, por meio de seu sacrifício perfeito na cruz!

Sim, sei que estamos celebrando o Natal, mas o nascimento de Jesus marcou o início do que Ele faria alguns anos depois, durante seu ministério e, especialmente, sua morte e ressurreição. O menino nasceu, cresceu, viveu e morreu por nós!

REFLITA E ORE – Desfrute os benefícios dessa maravilhosa aliança de amor com Deus. Creia em Jesus e convide-o a entrar em seu coração. Para finalizar, ore a Deus e agradeça-lhe pelo que Ele fez por meio do Messias, Jesus.

CRIANÇAS EM ORAÇÃO – Jesus nasceu, cresceu e morreu por amor a você. Isso mesmo! Antes de você existir, Ele já te amava! Você ama a Jesus? Já o convidou para entrar e morar no seu coração? Se ainda não, ore agora e faça isso. Convide o Senhor Jesus para ser o seu Salvador! Se você já o fez, agradeça por todo o amor de Jesus por você. Vamos orar?