Dia 16 – PERSEGUINDO O MESSIAS

0
383

“Assim diz o Senhor: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem.” (Jeremias 31.15)

Como muitas pessoas que se propuseram a servir a Deus, Jesus também atraiu a inveja cega de homens que se sentiram ameaçados. Ontem, vimos que magos de um país longínquo reconheceram a promessa do Messias e vieram adorar o Rei dos Judeus que nasceu em Belém. Mas Herodes, o rei da Judeia naquela época, encheu-se de ciúmes e inveja. Perguntou a líderes religiosos onde o Messias nasceria. Ele o fez sob o pretexto de também prestar-lhe homenagem, embora essa não fosse sua real intenção. Ele mesmo instruiu os magos a que verificassem sobre o local do nascimento e, depois, o avisassem (Mateus 2.8). Entretanto, quando percebeu que eles haviam partido sem retornarem para informá-lo, deu ordem para que todos os meninos de dois anos para baixo fossem mortos. Por isso, o texto diz: “Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem”.

A vida de Jesus foi marcada por sofrimento e incompreensão. Os judeus o rejeitaram. O rei Herodes, como vimos, mandou que o matassem. Sua família não o compreendeu e nem creu em suas palavras. Por fim, em uma armadilha
conduzida por líderes religiosos, foi morto como se fosse criminoso, mesmo não tendo qualquer culpa.

Desde o nascimento, Jesus enfrentou oposição. Porém, ainda que muitas mulheres tenham chorado a perda dos filhos por causa da ordem perversa de Herodes, o Messias foi protegido. O plano de Deus não seria frustrado! Deus pode
trazer algo bom, até mesmo de alguma tragédia.

REFLITA E ORE – Em que situações você viu o livramento de Deus? Tire um tempo para relembrá-las e meditar na fidelidade de Deus durante toda a sua trajetória de vida. Em seguida, ore e agradeça a Deus por trazer coisas boas de circunstâncias difíceis. Se você está passando por dificuldades, confie em Deus.

CRIANÇAS EM ORAÇÃO – Nem todos os dias são bons, mas sabemos que o Senhor tem poder para transformar qualquer situação. Por isso, podemos tirar coisas boas até dos dias ruins. Leia a Bíblia e ore. Peça a Deus que cuide de seu coração e de sua família. O Senhor é poderoso e se preocupa conosco, não importa se estamos em um dia bom ou ruim.