Dia 2 – UMA PROMESSA ANTIGA

0
551

“Então o Senhor Deus declarou à serpente: […] Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.” (Gênesis 3.14a,15)

O pecado e o mal trouxeram dor, separação e morte à humanidade. Ao desobedecerem a Deus, Adão e Eva trouxeram sobre si as consequências de sua má escolha. O primeiro casal não mais desfrutaria da presença plena de Deus e teria, agora, de lutar para viver. A serpente, usada por Satanás para tentar Eva, teve também de enfrentar as consequências do mal causado pelo pecado.

Contudo, daquela situação desesperadora saiu a primeira promessa de salvação. Deus não abandonou a humanidade à própria sorte. Haveria um Salvador! O plano de Deus para a redenção da humanidade começava a se descortinar. O texto diz que um descendente de Eva (que no texto é chamado de “semente”) pisaria a serpente na cabeça, e o mal seria anulado. Muito tempo depois, o Apóstolo Paulo, usando o mesmo texto, afirmou que esse descendente é Jesus Cristo! (Veja Gálatas 3.16.)

A antiga promessa não foi esquecida. Na cruz, Jesus cumpriu o plano de Deus, ao derrotar o pecado. Sim, o menino Jesus, Homem-Deus, foi o descendente (a semente) que cumpriu o plano divino. Essa é a mensagem do Natal que celebramos. Jesus Cristo era a única esperança para a humanidade, continua sendo e sempre será.

REFLITA E ORE – Quantas promessas fazemos e esquecemos de cumprir. Mas Deus sempre cumpre o que diz. Creia! Que promessa você fez a Deus e ainda não cumpriu? Procure honrá-la, porque Deus é fiel. Nele podemos confiar.

CRIANÇAS EM ORAÇÃO – Ao criar o mundo, Deus fez tudo de forma perfeita. Somente Ele pode restaurar o estrago que o pecado trouxe para a criação. No livro de Gênesis, o Senhor prometeu que um dia nasceria alguém que derrotaria para sempre o mal. Essa promessa foi cumprida em Jesus. Agradeça a Deus porque o Natal é o momento de relembrarmos a promessa cumprida pelo nosso Pai.