Dia 13 – O PÃO DO CÉU

0
463

“Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.” (Deuteronômio 18.18)

Moisés foi o maior líder que o Israel antigo teve. Foi instrumento poderoso nas mãos de Deus para libertar o povo da escravidão no Egito, por volta do ano 1.440 antes de Cristo. Aliás, foi com Moisés que a escrita da Bíblia teve início. No texto em destaque, Moisés registrou a promessa de que, um dia, Deus levantaria um profeta como ele, que traria a mensagem de Deus.

Uma das marcas da geração de Moisés foi o cuidado de Deus com seu povo no meio do deserto, quando Deus o alimentou com o maná que caiu do céu.

Já no Novo Testamento, João 6 registra um dos milagres mais impressionantes do Messias: a multiplicação dos pães. O texto bíblico fala em um número impressionante de 5 mil homens alimentados, homens que, certamente, estavam ali com suas famílias, o que leva à estimativa de, pelo menos, 10 a 12 mil pessoas. Um milagre realmente impressionante! Mas, se não olharmos para além desse milagre, ele será apenas mais um.

Foi o próprio Jesus que explicou o verdadeiro sentido do milagre realizado: “Eu sou o pão da vida” (6.35). Sim, Ele era o “profeta [como Moisés]” que viria. Mas Ele era muito mais do que um profeta. Era o Verbo Vivo, a Palavra. Era o próprio Filho de Deus que veio ao mundo para cumprir a missão do Pai. Jesus nunca permitiu que sua missão e seu ministério fossem confundidos com obra de caridade. Sua missão fora dada por Deus: “Ele salvará o seu povo de seus
pecados”.

Portanto, o pão que Jesus nos oferece é muito maior que aquele maná que, séculos antes, Deus forneceu ao povo de Israel no deserto. Jesus é o pão que alimenta nossa alma e, por isso, ele é o profeta maior do que Moisés.

REFLITA E ORE – Que compreensão você tem de Jesus? Você entende a verdadeira razão de sua vinda à terra? Se sim, aleluia! Leve essa mensagem a outros. Se ainda não, convido a olhar para além do que Jesus fez, para ver quem Ele é realmente. Ore e peça a Deus que você veja e compreenda a verdade sobre Jesus e que viva de acordo com essa verdade.

CRIANÇAS EM ORAÇÃO – Se perguntarem a você qual foi a missão de Jesus, o que responderia? Será que Ele foi um agente secreto de Deus, encarregado de uma missão impossível? Não! A Bíblia nos ensina que Jesus Cristo, o Messias, é o Filho de Deus. Sua missão não era impossível para Ele, sabe por quê? O amor e a obediência que Ele tinha a Deus o deixavam focado no propósito de salvar as pessoas que nele criam. Sim! Hoje você também pode dizer de todo o coração que crê em Jesus Cristo. Ore agora e convide Jesus a morar em seu coração.