Um Só Espírito!

0
960

“Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só”.  (Efésios 4:3,4)

Uma das dificuldades na convivência entre os discípulos de Jesus no mundo não cristão era a visão de que o mundo possuía uma variedade e diversidade de espíritos que seriam responsáveis de doar dons às pessoas. Cada espírito, entendiam os religiosos pagãos, tinha um dom diferente. Assim, os discípulos interpretavam que os dons eram manifestações de diversos espíritos.

Então Paulo explica: “Há diversidades de dons, mas o Espírito é o mesmo”. É ele quem capacita como quer, quando quer e a quem quer, na igreja, para edificação mútua.

Porém, como conviver com o outro?  São gostos diferentes quanto à musica, quanto ao tipo de roupa, quanto ao modo de pensar, quanto à ação política. São tendências diferentes e, muitas vezes, divergentes.

Mas, é o mesmo e único Espírito que age no coração de um e do outro. É o Espírito com o seu fruto que nos leva à semelhança de Cristo, pois este é o propósito de Deus para todo o seu povo.

É na singularidade do Espírito que recebemos o seu amor, a sua alegria, a sua paz, a sua longanimidade, a sua benignidade, a sua bondade, a sua fidelidade, a sua mansidão e o seu domínio próprio.

Pr. Luiz Roberto e Loide