Pegadas para a Esperança

0
37

“Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas!” Rm 10.15b

O que Deus espera é que cada um de nós deixe marcas imitáveis e referenciais para que não somente os irmãos em Cristo sigam as nossas pisadas, mas que, intencionalmente, deixemos marcas para que perdidos, sem esperança, também nos sigam em demanda ao Céu, à morada eterna com Deus.
O desafio de 1Pe 2.21 deve nos causar profunda responsabilidade e temor diante de Deus, pois Jesus Cristo foi para nós o padrão de vida com Deus. Ele deseja viver a sua vida através de nossas vidas! A igreja é o corpo de Cristo e nós somos membros desse corpo (1Co 12.27).
Fujamos do idealismo exacerbado e nos voltemos mais para a prática. É mais fácil ensinar com as palavras que com a vida: “Faça o que eu digo e não faça o que eu faço”. Isso contrapõe ao exemplo de Jesus que preferiu dizer “aprendei de mim” (Mt 11.29) e não aprendei comigo!
Ou o apóstolo Paulo desafiando com “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1Co 11.1)
Ser, saber e fazer são três verbos importantíssimos na vida cristã. É claro que o ser é o mais relevante e deve marcar o início de tudo! Em muitas orações a gente ouve o povo dizer: “Que cresçamos não só em quantidade, mas também em qualidade”! Na verdade, quantidade sem qualidade não vale a pena! Por outro lado, qualidade que não gera quantidade, precisa ser questionada! Devemos nos preocupar com a grande ênfase que temos dado ao saber em detrimento do fazer! Há muita gente tentando fazer o que não aprendeu a fazer, mas em maior número estão os que sabem e não fazem! Nossos encontros estão recheados de ensinamentos quanto ao saber e poucos encontros nos preparam para fazer. Jesus quer uma igreja que faça e não que se orgulhe de tanto saber. No conhecido texto de Mt 16.18, Jesus afirmou que: “Também eu te digo que és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Entendamos que Jesus planejou uma igreja para atacar e não para se defender! Nosso ensino deve privilegiar o ataque e não a defesa! Devemos: ser, saber e fazer!
Quem não pode fazer tudo o que deve, deve fazer tudo o que pode, ou ainda, ninguém deve deixar de fazer o pouco que pode por não poder fazer o muito que gostaria. Poderíamos desejar ganhar o mundo para Jesus em resposta ao seu grande e imensurável amor, mas por causa das nossas limitações, ficamos desanimados e não nos mexemos para saber e fazer o que podemos. No mundo atual, diante de tantas opções e alternativas religiosas, nada melhor que criarmos e mantermos “Relacionamento Discipuladores” (RDs) ou dificilmente chegaremos às pessoas perdidas, usando outros caminhos! Assim, não seremos “pegadas para a esperança” e nem teremos pés formosos.
Que Deus nos ajude.

Pr. Nilton Antonio de Souza
Diretor Geral da Convenção Batista Carioca

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here